
Fisioterapeuta António Abraços
T: 938 563 460 | E: ft.antonio.abracos@sapo.pt
Introdução
Este documento procura dar a conhecer aos utilizadores de veículos motorizados de 2
rodas (motociclos) de todas as gamas e cilindradas, a importância da
fisioterapia/osteopatia, para esta população, uma vez que existe associação de lesões
pela utilização destes veículos.
Importa salientar que as lesões, aqui representadas, não serão de origem traumática
devido a acidentes, quedas, etc.. As lesões, aqui reportadas, são decorrentes do uso
prolongado do veículo.
Método
Para realizar esta análise foi feita uma pesquisa à base de dados de saúde PubMed®.
Resultados
As queixas mais prevalecentes nos utilizadores de veículos de 2 rodas são:
• Disfunção musculoesquelética (várias regiões anatómicas)
• Dores de cabeça1,2 (relacionado com disfunção musculoesquelética)
• Fadiga muscular3,4 (devido ao tempo prolongado de condução)
• Lesão ocular2
• Lesão auditiva5,6 (perda de audição)
• Problemas respiratórios2
A prevalência da lesão/dor na região lombar1,7 devido a:
• vibração de baixa frequência como factor de risco, possibilitando o aparecimento
de osteófitos, por exemplo. Ainda devido à vibração existe a possibilidade de ocorrer
degeneração nos disco intervertebrais e no disco temporomandibular.
• flexão lombar, diminuindo a lordose fisiológica
A lesão ao nível do sacro também pode ocorrer devido à exposição prolongada à
condução destes veículos e fadiga muscular.
A região cervical relaciona-se com queixas que podem ir desde dores de cabeça a
sintomas no membro superior como a fadiga, sensação de peso e parestesia (dormência).
Conclusão
Os artigos utilizados para este documento informativo referiam-se à utilização
prolongada (entre 2 e 12 horas/diário) dos motociclos, como sendo a principal causa de
disfunção musculoesquelética.
Boa parte das dores devem-se ao prolongado tempo de exposição, isto é, na condução.
Prevenção/Tratamento
Existem várias estratégias para ajudar os utilizadores destes veículos a evitarem as
dores e lesões relacionadas com a exposição prolongada à condução.
Estas estratégias passam por:
• Boas práticas antes e durante o uso prolongado
• Estratégias para recuperação após uso prolongado do motociclo
• Manutenção da postura de condução correcta
• Fortalecimento muscular específico
• Melhoria da flexibilidade
• Técnica respiratória
• Técnicas de terapia manual
◦ para aumentar o aporte sanguíneo das estruturas
◦ técnicas miofasciais
◦ mobilização articular
Este documento procura dar a conhecer aos utilizadores de veículos motorizados de 2
rodas (motociclos) de todas as gamas e cilindradas, a importância da
fisioterapia/osteopatia, para esta população, uma vez que existe associação de lesões
pela utilização destes veículos.
Importa salientar que as lesões, aqui representadas, não serão de origem traumática
devido a acidentes, quedas, etc.. As lesões, aqui reportadas, são decorrentes do uso
prolongado do veículo.
Método
Para realizar esta análise foi feita uma pesquisa à base de dados de saúde PubMed®.
Resultados
As queixas mais prevalecentes nos utilizadores de veículos de 2 rodas são:
• Disfunção musculoesquelética (várias regiões anatómicas)
• Dores de cabeça1,2 (relacionado com disfunção musculoesquelética)
• Fadiga muscular3,4 (devido ao tempo prolongado de condução)
• Lesão ocular2
• Lesão auditiva5,6 (perda de audição)
• Problemas respiratórios2
A prevalência da lesão/dor na região lombar1,7 devido a:
• vibração de baixa frequência como factor de risco, possibilitando o aparecimento
de osteófitos, por exemplo. Ainda devido à vibração existe a possibilidade de ocorrer
degeneração nos disco intervertebrais e no disco temporomandibular.
• flexão lombar, diminuindo a lordose fisiológica
A lesão ao nível do sacro também pode ocorrer devido à exposição prolongada à
condução destes veículos e fadiga muscular.
A região cervical relaciona-se com queixas que podem ir desde dores de cabeça a
sintomas no membro superior como a fadiga, sensação de peso e parestesia (dormência).
Conclusão
Os artigos utilizados para este documento informativo referiam-se à utilização
prolongada (entre 2 e 12 horas/diário) dos motociclos, como sendo a principal causa de
disfunção musculoesquelética.
Boa parte das dores devem-se ao prolongado tempo de exposição, isto é, na condução.
Prevenção/Tratamento
Existem várias estratégias para ajudar os utilizadores destes veículos a evitarem as
dores e lesões relacionadas com a exposição prolongada à condução.
Estas estratégias passam por:
• Boas práticas antes e durante o uso prolongado
• Estratégias para recuperação após uso prolongado do motociclo
• Manutenção da postura de condução correcta
• Fortalecimento muscular específico
• Melhoria da flexibilidade
• Técnica respiratória
• Técnicas de terapia manual
◦ para aumentar o aporte sanguíneo das estruturas
◦ técnicas miofasciais
◦ mobilização articular
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MOTO CLUBE MOTO MACO
E assim colocada a pedra primeira no Templo, iniciou-se a construção... de encontro em encontro, de página em página fomos escrevendo na estrada e cafés/restaurantes por onde passámos, a ainda curta mas promissora história deste nosso MOTOMACO.
Alicerçados no espirito fraternal e na paixão por motociclos, um conjunto de irmãos, obreiros da Arte Real, decidiram promover um conjunto de iniciativas, tendo por base, a realização de passeios motards como forma de estreitamento de relações, bem como, o gozo na participação das atividades em si.
Do desenvolvimento destas atividades e da relação e condição dos irmãos que nelas participam, surge a criação do MotoMaco – Associação de Pedreiros Motociclistas que têm como missão, desde já, os seguintes objetivos de curto/médio prazo:
Promover relações com todas as organizações similares existentes no mundo, promovendo a ligação universal e reforçando a força do triângulo que é um símbolo com várias interpretações, aliás conciliáveis: luz, trevas e tempo; passado, presente e futuro; sabedoria, força e beleza; nascimento, vida e morte; liberdade, igualdade e fraternidade;
A vida é feita de momentos
Os de partilha me preenchem
Memórias que os ventos não apagarão
Ventos que libertam…
Corações que enchem
Momentos de fraternidade
Momentos de realização!
Alicerçados no espirito fraternal e na paixão por motociclos, um conjunto de irmãos, obreiros da Arte Real, decidiram promover um conjunto de iniciativas, tendo por base, a realização de passeios motards como forma de estreitamento de relações, bem como, o gozo na participação das atividades em si.
Do desenvolvimento destas atividades e da relação e condição dos irmãos que nelas participam, surge a criação do MotoMaco – Associação de Pedreiros Motociclistas que têm como missão, desde já, os seguintes objetivos de curto/médio prazo:
Promover relações com todas as organizações similares existentes no mundo, promovendo a ligação universal e reforçando a força do triângulo que é um símbolo com várias interpretações, aliás conciliáveis: luz, trevas e tempo; passado, presente e futuro; sabedoria, força e beleza; nascimento, vida e morte; liberdade, igualdade e fraternidade;
- Acolher todos os Irmãos Motociclistas em viagem por Portugal;
- Continuar a angariar fundos para adquirir meios de transporte (motas) para as autoridades de resposta de emergência rápida Portuguesas, devidamente decoradas com os símbolos da Arte Real, aumentando a nossa visibilidade, imagem e participação na sociedade;
- Criar um serviço de apoio domiciliário aos Irmãos com maiores dificuldades, suportado pelo voluntariado organizado.
A vida é feita de momentos
Os de partilha me preenchem
Memórias que os ventos não apagarão
Ventos que libertam…
Corações que enchem
Momentos de fraternidade
Momentos de realização!
256 +
Volunteers
565 +
Participants
153 +
Winners
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Our participants reviews
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Our free structures & Races
extended license
basic
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16
Monthly
Excellent cycling service
Safety helmet in cycling
Free cycling for the kids
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